Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal  de Guaiçara
Acompanhe-nos:
Facebook
Nossa Cidade »
Principal   Nossa Cidade   A Estação Guaiçara

 ESTAÇÃO GUAIÇARA


HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. 

Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. 

O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. 

Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.

A ESTAÇÃO: A estação de Guaiçara foi aberta em 1920 e deu origem à cidade, que cresceu à sua volta com terras cedidas a imigrantes italianos e japoneses. O nome foi dado devido à grande quantidade de madeira guaiçara na área. O município foi emancipado em 1953. Por volta de 1954, com a variante de Lins, a estação mudou de posição, sendo construída a estação atual, mas mantendo-se a estação antiga fora da linha, no centro de uma praça. As duas estações ainda existem, em muito mau estado.

Fonte: Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo (www.estacoesferroviarias.com.br)
Foto: José H. Bellorio
 

 

« voltar

 
Newsletter
Cadastre-se e receba nossos informativos em seu e-mail
CADASTRAR
Endereço
Rua: Tiradentes, n° 171
CEP: 16430-000
Atendimento
Segunda a sexta, das 08h às 11h e das 13h as 16h
Seta
Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Internet Instar Internet