24 JAN 2024
ESF DOM BOSCO REALIZOU TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A HANSENÍASE
A ESF Dom Bosco, aproveitou o mês Janeiro Roxo para conscientizar na última semana, os participantes dos grupos da hidroginástica e os pacientes que tem hortas em suas residências sobre a Hanseníase.
Mas o que é a Hanseníase?
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa.
Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
Os primeiros sinais são:
• Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato.
• Áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor.
• Caroços e placas em qualquer local do corpo.
• Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Como é a transmissão?
A transmissão ocorre através das vias aéreas (secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro) de pacientes sem tratamento. O paciente que está sendo tratado deixa de transmitir a doença, cujo período de incubação pode levar de três a cinco anos.
Prevenção:
O diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a investigação de contatos que convivem ou conviveram, residem ou residiram, de forma prolongada, com pacientes acometidos por hanseníase, são as principais formas de prevenção.
Acreditamos que a única forma de prevenção da Hanseníase é a informação.