27 NOV 2023
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPOU DE PREMIAÇÃO DO PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO RESPONSÁVEL
No último dia 13 de novembro, aconteceu a cerimônia do Prêmio PAR – Programa Alfabetização Responsável na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) em São Paulo e representando o município de Guaiçara, participaram o Secretário Municipal de Educação, Alan Rafael, e a Coordenadora de Programas e Projetos, Ana Paula Dalceco.
O Sesi-SP, juntamente com o Fiesp, premiaram oito cidades paulistas que mais se destacaram, em 2022, na alfabetização de crianças na idade certa, ou seja, até o segundo ano do Ensino Fundamental. Entre os 645 municípios paulistas avaliados, os vencedores foram Brejo Alegre, Braúna, Meridiano, Mirante do Paranapanema, Pinhalzinho, Guariba, Fernandópolis e Franca.
Em sua primeira edição, o Prêmio PAR teve os critérios técnicos para definir os vencedores elaborados pelo Sesi-SP em conjunto com entidades como Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Bem Comum e Canal Futura.
O objetivo do prêmio é dar visibilidade a esta etapa crucial da educação.
A premiação, entregue em evento na sede das entidades, na capital paulista, está vinculada ao novo programa do Sesi-SP no campo da alfabetização, o PAR (Programa Alfabetização Responsável), lançado em setembro, ao qual o município de Guaiçara já aderiu.
O propósito do programa é auxiliar municípios a alfabetizar as crianças na idade certa por meio da formação de professores e de novos recursos didáticos.