Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal  de Guaiçara
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Galeria de Fotos

CONTROLE DE VETORES REALIZA PESQUISA LARVÁRIA

Seguindo o planejamento estadual, a Equipe de Controle de Vetores da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Guaiçara está realizando neste mês de julho, a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) com o objetivo de avaliar o nível de infestação larvária em Guaiçara, pesquisando os tipos de larvas e identificando os principais recipientes que estão servindo de criadouro para o Aedes aegypti.

A análise das possíveis larvas encontradas será realizada pela equipe municipal de vetores e servirá para a identificação dos tipos de mosquitos mais comuns em nossa cidade e, principalmente, para verificar como se encontra a proliferação local do Aedes. Nesse sentido, por ser um método simplificado de amostragem, a ADL permite a realização de levantamentos epidemiológicos de forma rápida e com resultados que auxiliam no direcionamento do trabalho do Controle de Vetores, já que os dados obtidos são usados para projetar possíveis áreas de risco para surtos e epidemias e na estruturação de ações de prevenção. Os quarteirões pesquisados são definidos através de sorteio realizado através do sistema SISAWEB, que conecta os municípios à Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN), e os resultados também são digitados neste sistema. Para o desenvolvimento desta ADL foram sorteados 44 quarteirões, totalizando 844 imóveis a serem pesquisados em todos os bairros de Guaiçara.

A Secretária Municipal de Saúde, Edilaine N. T. Echeto, pede à população que receba bem a Equipe de Vetores porque “estes profissionais estão desenvolvendo um trabalho de extrema importância para nosso município. Esta pesquisa vai ajudar a estruturar todas as nossas ações futuras de combate ao Aedes aegypti. O nosso objetivo é que o índice de infestação seja mantido o mais próximo possível de zero, e para isso, precisamos da colaboração de todos, evitando criadouros e água parada em nossas casas e locais de trabalho”, concluiu.

 

 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.9 - 17/01/2022
Copyright Instar - 2006-2022. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia