As Conselheiras Tutelares de nossa cidade estiveram realizando nas Escolas Municipais, Estaduais, Centro Comunitário e na ESF Nelson Thomas, de 13 a 27 de maio, ações para conscientizar as crianças, adolescentes e adultos sobre o abuso e exploração sexual.
Além de várias palestras abordando o assunto, nossas conselheiras também elaboraram um teatro educacional com o tema, "Onde pode e onde não pode tocar no corpinho da criança".
Na ESF Nelson Thomaz, foi apresentado aos funcionários que estão em contato direto com crianças e adolescentes o que é o abuso e a exploração sexual, quais os tipos e o que o abuso e a exploração podem causar na vida dessas crianças e adolescentes.
Segundo a presidente do Conselho Tutelar Glaucia Maria, é muito importante toda a comunidade observar e ficar alerta aos sinais que crianças e adolescentes podem apresentar e se for o caso denunciar através do Disque
100 (violação dos direitos humanos), 190 Polícia Militar e 35471601 Conselho Tutelar ou ir presencialmente a qualquer um desses órgãos, ( denúncia com sigilo absoluto).
A criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970 em 17 de maio de 2000. Essa data é dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e os responsáveis pelo crime não foram punidos até os dias atuais. 
Juntos contra qualquer tipo de abuso ou exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. 