A Diretoria de Agricultura de Guaiçara, realizou de 9 a 11 de dezembro, na casa da agricultura, curso voltado para segurança no uso de agrotóxicos e capacitação de produtores rurais e trabalhadores do setor agrícola na aplicação segura de produtos químicos nas lavouras.
O Engenheiro Agrônomo José Franco, que ministrou o curso, orientou sobre as melhores práticas para garantir segurança dos profissionais e do meio ambiente. Durante o treinamento também foram discutidos os diferentes tipos de agrotóxicos e a importância do uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPIs), luvas, máscaras e trajes especiais.
O instrutor enfatizou que a não utilização ou uso de forma incorreta dos EPIs pode ocasionar sérios riscos à saúde, incluindo o desenvolvimento de doenças graves como câncer de mama, pulmão, próstata e até câncer cerebral.
Aproveitando a oportunidade, o curso abordou o descarte adequado das embalagens de agrotóxicos, uma prática fundamental para evitar a contaminação do solo e da água, e para assegurar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
Promover a conscientização sobre a segurança no uso de produtos agroquímicos e reforçar a importância do cumprimento das normas regulamentadoras, especialmente a NR 31.7 é uma preocupação da Diretoria de Agricultura, pois envolve a segurança do trabalho rural.
Ao final do curso, os participantes saíram mais preparados para manejar os produtos com responsabilidade, reduzindo os riscos à saúde e ao meio ambiente.
O curso foi realizado pela FAESP/SENAR, Sindicato Rural de Lins e Agripec com a parceria da CATI.