12 FEV 2026
O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (11 de fevereiro de 2026), a vacinação contra a dengue destinada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde. A estratégia contempla Agentes Comunitá
De acordo com a Agência Brasil, esta etapa integra um programa nacional que utiliza um imunizante 100% brasileiro, de dose única, desenvolvido pelo Instituto Butantan e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A iniciativa representa um importante avanço no enfrentamento à dengue, ampliando a proteção dos profissionais que desempenham papel fundamental na prevenção e no cuidado à população.
Em nosso município, os profissionais da ESF Dom Bosco foram os primeiros a receber a vacina, marcando o início da campanha local.
É fundamental reforçar que a vacinação é uma importante ferramenta de proteção, mas não substitui as medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A eliminação de recipientes que acumulam água, a manutenção de caixas d’água bem vedadas, a limpeza de quintais e terrenos, além da colaboração da comunidade, continuam sendo ações indispensáveis para reduzir a circulação do vírus e prevenir novos casos.
A luta contra a dengue é coletiva e exige o comprometimento de todos.