Durante o mês de junho, a SEMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Guaiçara desenvolveu uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental, promover a educação ambiental e incentivar a participação da comunidade em práticas sustentáveis.
As atividades tiveram início no dia 3 de junho, com a participação da SEMA em uma visita à Horta do Emídio, a convite da Secretaria Municipal de Educação, realizada juntamente com as crianças da C.E.M. Prof.ª Adriana Cristina Faria e equipe de Nutrição. A ação proporcionou aos pequenos uma experiência de contato direto com a natureza, despertando o interesse pela produção de alimentos e pelo cuidado com o meio ambiente.
Entre os destaques da programação esteve a realização das sessões do Programa Ecofalante, iniciativa desenvolvida com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL). As exibições foram destinadas aos alunos do Ensino Fundamental I das escolas municipais de Guaiçara (EMEIF Zacharias de Souza Leão, EMEF Prof.ª Adelaide B. P. Cruz e EMEF Prof.º Henrique Unge), e ocorreram nas próprias unidades escolares. Na EMEF Prof.ª Adelaide, a atividade ganhou um formato especial, com a instalação de um telão no pátio da escola, proporcionando uma experiência diferenciada aos estudantes.
Antes da exibição dos filmes, foi realizada uma roda de conversa, momento em que foram abordadas a importância da preservação ambiental, noções sobre o meio ambiente e informações sobre os serviços de limpeza pública realizados pela Secretaria Municipal. Os alunos também refletiram sobre as diversas formas de contribuir para a preservação ambiental, fortalecendo a conscientização sobre o papel de cada cidadão na manutenção da qualidade de vida do município.
A última sessão do Programa Ecofalante foi realizada na Estação Criatividade, com apoio do Departamento Municipal de Cultura, e contou com a participação dos integrantes do Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ampliando o alcance das ações e reforçando o papel da educação ambiental junto aos diversos públicos e espaços.
Outra importante iniciativa promovida pela Prefeitura foi a doação de mudas de espécies nativas aos munícipes, incentivando o plantio e a arborização urbana. Além disso, foi realizada a revitalização de diversos espaços públicos por meio do plantio de mudas em áreas localizadas nas principais vias de acesso do município e em locais como o CS III Martiniano Cruz. A ação contou com a participação de servidores municipais, fortalecendo o compromisso coletivo com a valorização dos espaços públicos e a melhoria da paisagem urbana.
A programação incluiu ainda uma intervenção pedagógica junto aos alunos da EMEF Prof.º Henrique Unger, com apoio da empresa Novapron. A atividade teve como objetivo sensibilizar os estudantes do 1º e 2º anos sobre o tempo de decomposição dos resíduos, destacando a necessidade de repensar hábitos de consumo e a destinação correta dos materiais descartados. Na sequência, os alunos participaram da “Corrida Sustentável”, um jogo interativo em que as crianças são as próprias peças do tabuleiro e são estimuladas a praticar ações voltadas à preservação dos recursos naturais, como economizar água e energia, descartar corretamente os resíduos e plantar árvores.
Em todas as atividades, os participantes receberam panfletos com informações sobre os serviços de limpeza pública do município, incluindo orientações sobre o descarte de entulho, galhos, folhas, lixo doméstico, pneus, materiais recicláveis e outros materiais inservíveis, que podem ser entregues pelos próprios munícipes no Ecoponto, localizado na Rua Henrique Bertin, nº 275, de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, as atividades desenvolvidas ao longo do mês reforçam o compromisso da Administração Municipal com a gestão ambiental responsável, a educação ambiental, a conservação dos recursos naturais e a construção de uma cidade cada vez mais sustentável, promovendo qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.