No sábado, 26 de setembro, em alusão ao Dia Mundial da Contracepção, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação no Centro de Saúde III Martiniano Cruz.
Foram realizadas consultas de enfermagem em saúde sexual e reprodutiva e inserções do implante subdérmico (Implanon), um método contraceptivo reversível de longa duração, altamente eficaz e colocado no braço. Neste primeiro momento, foram atendidas mulheres dos grupos prioritários, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.
A oferta do implante continuará na rotina dos serviços de saúde, ampliando gradualmente o acesso a esse método. A iniciativa fortalece o cuidado, a informação e a autonomia das mulheres para escolher, de forma livre e esclarecida, se desejam ter filhos e qual é o melhor momento para isso.
Agradecemos aos profissionais envolvidos, às mulheres que participaram desse dia tão produtivo e à gestão municipal pelo apoio a esta importante ação de saúde.
Guaiçara com amor, respeito e desenvolvimento.